+351 926 619 804 contacto@akadict.pt
#Blog akadict
Competências essenciais para a aprendizagem ao longo da vida, de acordo com a Comissão Europeia.

AUTOR: DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO – UNIPEER SOLUTIONS

Desde 2006 que o Parlamento Europeu publicou  as denominadas recomendações sobre as competências essenciais para a aprendizagem ao longo da vida. Ao longo dos anos foram criados projetos que visam a consciencialização para a importância da aquisição das competências digitais, cada vez mais relevantes para o desempenho de ações no campo do lazer, das relações sociais e do trabalho das nossas comunidades. Numa perspetiva de longo prazo, pretende-se salientar quais as competências que os indivíduos devem adquirir ou trabalhar para se ajustarem a uma sociedade baseada no conhecimento, como a que vivemos. De forma resumida foram identificadas estas oito competências:

1. Comunicação na língua materna: capacidade de se expressar e interpretar conceitos (…), oralmente e por escrito.

2. Comunicação numa língua estrangeira: aptidão de compreensão intercultural.

3. Competência matemática, científica e tecnológica: aplicar conhecimentos e tecnologias às necessidades humanas (nomeadamente nas áreas da medicina, dos transportes ou da comunicação).

4. Competência digital: domínio das tecnologias da informação e comunicação no trabalho, nos tempos livres e na comunicação.

5. Aprender a aprender: gestão eficaz da nossa própria aprendizagem, individualmente e em grupo.

6. Competências sociais e cívicas: participação eficaz e construtiva na vida social e laboral, (…) em particular em sociedades cada vez mais heterogéneas.

7. Espírito de iniciativa e espírito empresarial: criatividade, inovação e assunção de riscos; capacidade de planear e gerir projetos.

8. Sensibilidade e expressão culturais: valorizar a criatividade em suportes como a música, a literatura, as artes do espetáculo e as artes visuais.

Face a um défice de competências digitais dos cidadãos, de uma forma geral, há a necessidade de sensibilizar para a importância da aquisição de competências em TIC – Tecnologias da Informação e Comunicação para o mercado de trabalho.  Este projeto da Comissão Europeia para as Competências Digitais tem inclusive uma página oficial no Facebook.

Um Estudo da Universidade Técnica de Munique com a SAP mostra que a falta de competências digitais são a principal barreira à transformação digital das empresas europeias. Em Território Nacional, o Primeiro-Ministro tem hasteado a bandeira da importância da aquisição das competências digitais para cidadãos mais participativos e uma democracia mais efetiva.

Partilhe esta informação com seus amigos.






Lagoas Park, Edifício 07, 1° Piso Sul
2740 - 244, Porto Salvo, Portugal
E-mail: contacto@akadict.pt


| Consulte a nossa: Politica de privacidade
| Akadict | Cursos | siga-nos

| Meios de pagamento
AKADICT é marca registada da Unipeer © 2019 Unipeer Solutions Unipessoal Lda. All rights reserved / Todos os direitos reservados
1
×
Contactnos para saber mais!